Síndromes demenciais

As síndromes demenciais são caracterizadas pela presença de déficit progressivo na função cognitiva, com maior ênfase na perda de memória, e interferência nas atividades sociais e ocupacionais.

O diagnóstico diferencial deve, primeiramente, identificar os quadros potencialmente reversíveis, de etiologias diversas, tais como alterações metabólicas, intoxicações, infecções, deficiências nutricionais etc.

Nas demências degenerativas primárias e nas formas seqüelares, o diagnóstico etiológico carrega implicações terapêuticas e prognósticas. Sabe-se que o diagnóstico definitivo da maioria das síndromes demenciais depende do exame neuropatológico. Entretanto, uma avaliação clínica cuidadosa incluindo anamnese detalhada, exames físico e neurológico, associado a determinações bioquímicas e de neuroimagem, podem possibilitar maior acurácia no diagnóstico diferencial.

Inovações tecnológicas servindo-se de métodos de neuroimagem estrutural e funcional, bem como de técnicas de biologia e genética molecular, têm apresentado perspectivas para o diagnóstico precoce das demências, particularmente da doença de Alzheimer.

O artigo original se encontra neste endereço: https://doi.org/10.1590/S0101-60832005000300004

Sobre os autores:

José Gallucci NetoI; Melissa Garcia TameliniI; Orestes Vicente ForlenzaII

IMédico psiquiatra e pesquisador do Laboratório de Neurociências (LIM-27) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

IIMédico psiquiatra. Doutor em medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Médico pesquisador e coordenador do Ambulatório de Transtornos da Memória do LIM-27, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Os tipos mais frequentes de síndromes demenciais são:

  • Doença de Alzheimer.

  • Demência com corpos de Lewy.

  • Demência frontotemporal.

  • Demência da doença de Parkinson.

Quais são os principais aspectos clínicos das síndromes demenciais?

Demência é uma síndrome clínica caracterizada pela deterioração progressiva das funções mentais em um indivíduo préviamente hígido. Assim, pacientes que apresentem transtornos cognitivos desde o seu nascimento, não poderão ser enquadrados neste conceito.


Quais são os primeiros sinais de demência?

  • 1) Perda do controle financeiro. O sintoma aparece devido a perda da habilidade de organização.

  • 3) Confusão com datas. A confusão é uma característica fundamental da demência desde os primeiros dias.

  • 4) Perda do senso de humor.

  • 5) Dificuldade de comunicação.